19 de outubro de 2010
ओ लूला कुए एउ CONHECI
O LULA QUE EU CONHECI
Aqui no cafundó do Brasil as noticias chegam pela Tv, principalmente a Globo porque essa não precisa de parabólica, então como o pessoal não tem costume de ler jornal, a Tv é a informante oficial.
Ficamos sabendo o tempo todo que o Lula analfabeto, pinguço e outras mais estava só roubando do Brasil, então fomos desconfiando que isso não podia ser porque nossa vida está melhorando, podemos ter um padrão de vida de gente civilizada.
Eu, a autora dessas linhas fiz as três primeiras series e o gosto pela leitura me fez conhecer o mundo. A Tv globo não conseguiu me prender frente à telinha e o meu maior tempo é frente aos livros e analisando a realidade vivida.
Convivo com indígenas, com a comunidade mais pobre e com essas pessoas aprendi mais que em qualquer universidade. Trabalhando com o folclore tive a grata surpresa de ir bem pertinho do Lula, no dia em que o espaço Memorial Serra da Mesa foi reconhecido como uma das melhores práticas em Goiás, espaço que coordeno num trabalho voluntário.
A reunião no Teatro da Caixa foi de muita curiosidade para ver de perto aquele homem que é motivo de tanta polêmica. Ele iniciou a falar, logo jogou fora o papel e começou o discurso informal. A linguagem clara, o jeito menino me chamou a atenção, seu discurso foi seguro e sem desenhos de palavras difíceis.
Na hora da foto com ele, alguém o chamava, ele retrucou:
- Ah cabra agora que vou tirar foto com ela, fica me chamando, o povo ta aqui pra conhecer o prisidente, então deixa!
Sem cerimônia o Lula se mistura ao povo, esse povo que até então morando nos cafundós não se destacava, a cultura era só para Rio, São Paulo e alguns outros.
Então o Lula que eu conheci levou a senhora do boi do Maranhão, o catireiro da roça, o contador de causo dos confins do sertão e nós do cafundó de Goiás para o patamar de agentes da cultura, temos valor e alguns até são chamados de mestres. Esse Lula enfrentou a causa da classe pobre e hoje é considerado o presidente mais popular do mundo.
Sir Odussein do governo de Agege (Nigeria) no X Encontro de Culturas Chapada dos Veadeiros me disse:
- O Brasil tem que saber que o presidente Lula é um gênio e não nascem gênios todos os dias...
Agora esse gênio indica Dilma para continuar seu trabalho e a oposição critica que ela não fará o mesmo e chovem denúncias de todo tipo. Mas dentro da simplicidade aqui do cafundó aprendemos a conhecer o outro pelo olhar, e olhando de perto o Lula não acredito que ele ia investir todos os esforços em eleger alguém que não fosse confiável.
Então pelo sucesso da cultura atual, pelo bem estar dos mais pobres, pela visão que o mundo tem do Brasil e acima de tudo por acreditar que o Brasil começou uma nova era, acato a decisão do gênio Luis Inacio Lula da Silva.
Assinar:
Postagens (Atom)