19 de outubro de 2010

ओ लूला कुए एउ CONHECI


O LULA QUE EU CONHECI

Aqui no cafundó do Brasil as noticias chegam pela Tv, principalmente a Globo porque essa não precisa de parabólica, então como o pessoal não tem costume de ler jornal, a Tv é a informante oficial.

Ficamos sabendo o tempo todo que o Lula analfabeto, pinguço e outras mais estava só roubando do Brasil, então fomos desconfiando que isso não podia ser porque nossa vida está melhorando, podemos ter um padrão de vida de gente civilizada.

Eu, a autora dessas linhas fiz as três primeiras series e o gosto pela leitura me fez conhecer o mundo. A Tv globo não conseguiu me prender frente à telinha e o meu maior tempo é frente aos livros e analisando a realidade vivida.

Convivo com indígenas, com a comunidade mais pobre e com essas pessoas aprendi mais que em qualquer universidade. Trabalhando com o folclore tive a grata surpresa de ir bem pertinho do Lula, no dia em que o espaço Memorial Serra da Mesa foi reconhecido como uma das melhores práticas em Goiás, espaço que coordeno num trabalho voluntário.

A reunião no Teatro da Caixa foi de muita curiosidade para ver de perto aquele homem que é motivo de tanta polêmica. Ele iniciou a falar, logo jogou fora o papel e começou o discurso informal. A linguagem clara, o jeito menino me chamou a atenção, seu discurso foi seguro e sem desenhos de palavras difíceis.

Na hora da foto com ele, alguém o chamava, ele retrucou:

- Ah cabra agora que vou tirar foto com ela, fica me chamando, o povo ta aqui pra conhecer o prisidente, então deixa!

Sem cerimônia o Lula se mistura ao povo, esse povo que até então morando nos cafundós não se destacava, a cultura era só para Rio, São Paulo e alguns outros.

Então o Lula que eu conheci levou a senhora do boi do Maranhão, o catireiro da roça, o contador de causo dos confins do sertão e nós do cafundó de Goiás para o patamar de agentes da cultura, temos valor e alguns até são chamados de mestres. Esse Lula enfrentou a causa da classe pobre e hoje é considerado o presidente mais popular do mundo.

Sir Odussein do governo de Agege (Nigeria) no X Encontro de Culturas Chapada dos Veadeiros me disse:

- O Brasil tem que saber que o presidente Lula é um gênio e não nascem gênios todos os dias...

Agora esse gênio indica Dilma para continuar seu trabalho e a oposição critica que ela não fará o mesmo e chovem denúncias de todo tipo. Mas dentro da simplicidade aqui do cafundó aprendemos a conhecer o outro pelo olhar, e olhando de perto o Lula não acredito que ele ia investir todos os esforços em eleger alguém que não fosse confiável.

Então pelo sucesso da cultura atual, pelo bem estar dos mais pobres, pela visão que o mundo tem do Brasil e acima de tudo por acreditar que o Brasil começou uma nova era, acato a decisão do gênio Luis Inacio Lula da Silva.

13 comentários:

  1. Querida amiga Sinvaline!

    Sua palavras são como um rio que corre, calmo e manso rumo ao mar, com é confortante ver você falar dos “cafundó” aqui do Goiás, do Povo que a bem pouco tempo atrás (mais ou menos 8 anos) não era lembrado e muito menos reconhecido e hoje é como dizes, são chamados até de Mestres (que se diga de passagem, merecidamente). É isso, não precisamos provar nada, está na frente de todo mundo, só não vê quem não quer ver... e esse é o Lula que eu conheci em 1982 e que até hoje vem cumprindo tudo o que sempre propôs e o Brasil precisa seguir mudando. Como o próprio Lula disse: “Agora que o Brasil subiu ladeira acima, não pode despencar serra abaixo”.
    Abraços
    Antônio Ricardo Eckert

    ResponderExcluir
  2. Confio mais em você, Sinva! Meu voto vai é prá você! Sorte mesmo tem o Lula de tirar essa foto contigo!
    Beijos,
    Larissa Malty

    ResponderExcluir
  3. Salve Sinvaline,

    Grata por compartilhar conosco de sua experiência.
    adorei seu relato. Falou tudo!
    Eckert compeltou o pensamento
    Compartilho da mesma sensação de vocês
    Sigamos positivos e rumo ao dia 31 com Dilma 13!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho recebido (como a maioria das pessoas) por conta das eleições muitos emails - uns contra , outros a favor. Leio, reflito. O fato de termos o PMDB como aliado me faz sofrer muito por isso não tenho reenviado as mensagens. Mas vou repassar para alguns amigos queridos teu depoimento, Sinvaline.Que coisa bonita e forte! Ainda não nos encontramos mas fazemos parte da mesma tribo. Um grande abraço, Angela Pecego(amiga da Verônica)

    ResponderExcluir
  5. Sinva, a cada dia fico mais seu fã. Seu trabalho é tão rico que nos induz à cultura de maneira muito natural. Agora, mesmo estando mais longe,pode ter certeza que vou continuar lhe acompanhando (rs). Parabéns pelos seus trabalhos, parabéns pela sua cultura e direcionamento político. O Brasil é de todos.
    Grande beijo

    Bodin

    ResponderExcluir
  6. Sinva,

    De fato, se o presidente Lula souber um pouquinha mais sobre você, há de ter essa foto em lugar de destaque em seu habitat. Concordo, ele melhorou muito o Brasil, é nosso dever preservar as conquistas e abrir horizontes para novos avanços sociais (e o social não é apenas subir na escala das classes econômicas, mas aprimorar nossa qualidade de vida e isso implica saber, sabedoria, sabença).
    Ótimo texto! Você, como Lula, contradiz os que acreditam que o importante é ter diploma (conhecemos uma personalidade política que detém mais de vinte título de Doutor Honoris Causa, mas seus títulos não somam na melhoria da nossa gente). Importante mesmo, Sinvaline, é saber, é querer saber.

    ResponderExcluir
  7. Sinvaline,
    Parabéns, Pelo seu trabalho e continue lutando
    pela nossa gente.
    Seu texto diz com clareza todo sentimento pelo
    presidente Lula.
    Agora estamos torcendo,que vença o melhor.
    Nosso povo merece.
    Beijão
    Lastênia.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, Sinva, ver nossos mestres valorizados,nossa cultura do canfundó saindo do ostracismo...Só os cegos não veem o que Lula fez pelo Brasil.
    Jamais indicaria alguém em quem não confiasse.
    Toda essa podridào que injetam em nossos emails é resultado da ganância pelo poder: PRÉ SAL.
    Voce, eu e tantos que nem nós, sabemos o que significa trabalhar cultura e ter perspectiva, sonhar e saber que o sonho pode ser realizado

    ResponderExcluir
  9. SINVALINE,

    excelente !
    Te enviei o texto Trens unindo as CAPITAIS
    e o TEXTO das
    EMBAIXADAS
    recebeu?

    Me de um alo quando chegar em Brasilia.
    Sol
    tel. 81 70 36 00

    ResponderExcluir
  10. SILVALINE,
    VOCÊ TEVE A OPORTUNIDADE DE ABRAÇAR O PRESIDENTE LULA,DE VÊ-LO BEM DE PERTO, enquanto só o vi de longe, mas não impediu que eu o amasse muito pelo bem que tem feito ao povo humilde do nosso País além dos demais programas que conduziram o Brasil em proeminência no mundo, respeitado pelo seu grande avanço na área social, economica etc.
    Por isso, vou votar em DILMA por ser ela a única que pode e vai continuar levantando cada dia mais o Brasil em todas as áreas. Viva Lula e viva DILMA! ! ! . . . .

    ResponderExcluir
  11. Sonhei com um país dirigido pelo presidente Lula. Percebi que ele fez muitas coisas pelo povo, mas alguns ainda estão praticamente do mesmo jeito, é o meu caso, professora do Ensino Fundamental da Rede Pública. A referida candidata está prometendo melhorar, será? Não acredito que a Educação seja prioridade para estes indivíduos. Acho que eles querem que o povo fique sempre ignorantes, assim podem com uma boa lábia dançar e rolar no poder! Sinto muito.n61

    ResponderExcluir
  12. Olá cara sinvaline,

    Meu nome é Kétely, eu sou atriz e poetisa também (você escreve muito bem, parabéns!) Estive navegando em seu blog e vejo aqui uma pessoa de extrema importância para o estado de Goiás. Essa terra é muito rica e não merece ter sua história destruída, a falta de interesse pelo patrimônio histórico é muito lamentável. Eu morei na cidade de Goiás durante dois anos e meio e o descaso da prefeitura era grande. Hoje eu moro em Goiânia (desde 2005), estou fazendo uma pós-graduação na faculdade de história da UFG. Eu encontrei seu nome em uma reportagem que fala sobre Traíras, fiquei perplexa ao saber que uma preciosidade daquela está indo por água abaixo, vi que você já realiza uma pesquisa há 15 anos. Eu gostaria muito de saber se você ainda está pesquisando e qual a postura das autoridades diante dessa perda para qual estão fechando os olhos. Estou muito interessada em trazer essas informações para a universidade de Goiânia e talvez fazer uma pesquisa ou instigar colegas a fazerem. ( o obstáculo é a distância). Mas, talvez os professores possam nos dar uma luz. Não podemos deixar a história se perder dessa forma.
    Parabéns por esse trabalho e espero que seu material seja aproveitado pelas autoridades da cultura ( é o mínimo!. A universidade federal também precisa saber da sua existencia e despertar para esses registros.

    Gostaria muito de receber notícias suas. Meu e-mail e ketelyaq@gmail.com
    Abraços! Ficarei feliz com sua resposta.

    Kétely Cristina de Aquino

    ResponderExcluir